sexta-feira, 29 de abril de 2016

CONSULTÓRIO: Tempos de qualidade com as criança

(texto escrito por Isabel Leal, escritora e professora de meditação para crianças)


Parte I


Eu cresci numa família de professores. Quando chegava o tempo das férias grandes, eu de família e todos os alunos do ano letivo que terminava eramos convidados para passar 15 dias de sonho, na praia, em convívio semelhante a um acampamento de escoteiros, a fazer férias da escola e dos pais e num ambiente de lazer com os meus colegas. Estes momentos foram proporcionados pelos meus tios e avós. A música, o teatro, as refeições conjuntas, a praia e as atividades na praia, a socialização e a disposição amorosa dos meus familiares, deixaram marcas profundas em mim e o entendimento que o tempo de qualidade é possível, existe e é necessário. 

A proposta deste artigo é explicar aos pais e professores que o tempo de qualidade com as crianças é muito importante. 

Os professores são uma extensão da família e por isso o tempo de qualidade é igualmente importante e marcante, já que os mais pequenos do século XXI passam mais tempo na escola do que em casa. Em verdade, os dias passados na companhia da traquinagem dos mais pequeninos, parece nunca ter fim. O tempo passa a correr e rapidamente as crianças já não cabem no colo e dispensam os nossos afetos pois preferem a companhia dos amigos e dos companheiros amorosos. 

Os valores, os gestos, as escolhas, os movimentos faciais, os exemplos falados ou no silêncio, as relações amorosas entre outras manifestações adultas são as linhas de orientação que ajudam as crianças a ganhar identidade e a formar a personalidade. É importante que em casal ou em monoparentalidade a criança tenha o seu espaço, o seu lugar bem definido dentro da família e o tempo de qualidade a que tem direito para crescer forte, saudável e feliz. 

Todos os pediatras são unanimes em aconselhar, tempos de qualidade entre pais e filhos sabendo que tal exercício forma indivíduos com mais fortaleza e autoestima, poupa dissabores futuros evitando crianças desequilibradas e problemáticas e forma adultos e casais de sucesso para o nosso futuro. 

Quando falamos de tempos de qualidade dedicados às crianças devemos distinguir este conceito em duas alíneas. Tempos de qualidade extra curricular ou atividades infantis em ateliers ou workshops, escuteiros, atividades de desporto normalmente passadas em conjunto com um professor e outras crianças e tempos de qualidade em família. 

É a este último que este artigo se refere e quer dar enfase. Por tendência e no momento atual, os pais estão muito saturados com o dia-a-dia e as suas obrigações laborais extremamente exigentes pelo que têm bastante dificuldade em ter tempo de qualidade para eles, mais ainda para os pequenos. Sem tempo de qualidade para si mesmo o adulto não está em condições de oferecer tempo de qualidade aos seus descendentes. 

A maioria do tempo de toda a família é passada a dormir, no emprego e na escola, com a família mais alargada ou com amigos. A preocupação principal é de encontrar tempo útil no meio de um dia já cheio de exigências e ocupações. Encontrar tempo de qualidade torna-se um drama. Em verdade não é necessário ter muito tempo, o bom é ter o tempo e rentabiliza-lo em qualidade de maneira a torná-lo memorável, inesquecível e alegre. 

Outra dica útil é começar a imaginar tudo à sua volta perfeito na medida do possível pois nunca será perfeito a 100%. Aceitando esta sugestão todo o seu mundo se torna mais leve porque um quarto desarrumado passa a ter um peso menor, face a uma saída divertida e com tempo de qualidade ou seja em atividade e bom humor. 

Alguns dias conseguimos que sejam perfeitos e inesquecíveis mas outros não.


Isabel Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores