segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

As escolas, as efemérides e a falta de noção

Não sei se é falta de noção, falta de sensibilidade ou não querer saber. O que é facto é que me chateia e choca o facto das escolas marcarem as festas de Natal, dia da mãe, do pai, Páscoa, etc, em horários que obrigam os pais a faltar uma manhã ou uma tarde inteira ao trabalho.

Marcar uma festa para as 16h da tarde, num dia de semana, não é, a meu ver, aceitável! 

No meu caso, tenho dois filhos, em escolas diferentes. Se resolverem fazer as duas a mesma coisa, implica faltar duas tardes ao trabalho (o que não é propriamente uma coisa que agrada aos chefes, e eu até compreendo, nem tão pouco me deixa confortável).

Isto, multiplicado pelas restantes festividades anuais, vezes dois... repito, não é aceitável!

Se podia pôr férias? Não! E não é à escola que compete fazer julgamentos do género: "então marque férias" ou "é só um dia". Nas escolas sabem lá como é que é a vida dos pais. Se eles podem ou não. Se lhes vai fazer diferença ou não.

É claro que há sempre a hipótese de não ir. Pois há! E ter um filho em casa a dizer "ó mãe, mas eu gostava tanto que fosses ver o que vou fazer na festa!" e dizer-lhes que "não posso", é algo facílimo e que não deixa nenhum pai amargurado e com o coração partidinho!!!

Gostava mesmo que nas escolas começassem a pensar nestas coisas com mais sensibilidade. As crianças deviam de estar no centro das suas preocupações e, estas pequeninas coisas, não é isso que revelam.


4 comentários:

  1. Olá Sofia,
    Na escola do meu filho, o dia do pai/mãe e carnaval são durante a semana (uma tarde). No entanto, a festa de Natal é ao sábado para que toda a família possa ir!
    Valorizo o gesto de professoras, educadoras e auxiliares abdicarem elas dum dia com a família delas para podermos ir todos à festa de natal.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo perfeitamente a indignação, mas não nos podemos esquecer que nas escolas trabalham pessoas, que também têm vida familiar para além da escola.Os professores também têm filhos e, na maioria das vezes, não podem estar presentes no primeiro dia de aulas, nas festas de Natal, dia do pai, dia da mãe... precisamente porque estão envolvidos a proporcionar festas e atividades para os pais dos seus filhos. Também os professores ficam de coração apertadinho quando têm que dizer aos filhos que não podem ir às suas festas, pois têm que estar nas festas dos alunos. Do mesmo modo, também não me parece aceitável que os professores tenham que prescindir de fins de tarde ou fins de semana para dinamizar estas atividades, sobretudo quando têm tanto trabalho para fazer relacionado com a avaliação dos alunos, trabalho que tem que ser feito fora do tempo letivo e que é retirado à família.

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo, também tenho 2 filhos em escolas diferentes e torna-se bastante complicado! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Como mãe e professora acho que as festas ao fim de um dia de escola é muito cansativo para os nossos filhos/alunos. E falo da minha experiência.
    Tive alunos (4. ano) que chegaram a adormecer na sala de aula enquanto aguardávamos pela hora da festa de Natal.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores