sábado, 9 de julho de 2016

Será que somos os culpados?

A respeito deste post de ontem...

Não é que nunca tenha pensado no tema, mas agora é como se tivesse a prova.

Passou-me várias vezes pela cabeça que o facto do Gonçalo não brincar sozinho era culpa nossa.

Vá... culpa é uma palavra forte. Digamos antes, que pelo menos parte é responsabilidade nossa. Até pode também ser feitio, mas não só.

Digo isto porque como ele foi o primeiro filho e podia ter as atenções todas focadas nele, era exatamente isso que acontecia. Estávamos sempre com ele e quando ele podia ficar um bocadinho sozinho, não o deixávamos.

Lembro-me, por exemplo, de quando estava de licença de maternidade... Às vezes tinha coisas para fazer na cozinha, por exemplo, e ele podia muito bem ficar no quarto ou na sala, na caminha ou na espreguiçadeira, mas eu tinha pena do bebé, porque, "coitadinho, ficava para ali sozinho e abandonado" e levado-o sempre atrás! Ou seja, nem sequer lhe dava hipótese para se habituar a estar sozinho!

Com o Francisco já foi muito diferente. As atenções já não estavam (estão) focadas só nele, porque o Gonçalo também era (e é) muito pequenino e porque isto já me tinha passado pela cabeça e não queria cometer o mesmo erro.

Não é por nada. Simplesmente acredito que é o melhor para eles e os torna mais seguros e confiantes. Obviamente que prefiro estar com os meus filhos, mas agora tento promover alguns momentos em que o Francisco se possa entreter sozinho, nem que sejam 15 minutos (sempre supervisionado, claro!).

Ser-se pai/ mãe é, realmente, estar em aprendizagem constante! (talvez se tivesse uns 10 filhos me tornasse numa mãe perfeita para o décimo!)

3 comentários:

  1. Eu acho que também tem a ver com o feitio deles porque no meu caso é ao contrário, tenho 2 filhas uma com 6 anos e outra com 10 meses, a mais velha sempre gostou de brincar sozinha e a mais pequenita não, se a deixarmos no parque ou na cama dela e formos fazer alguma coisa começa logo a reclamar, por isso não se "recrimine" porque tem muito a ver com eles, penso eu! Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Bem, ser mãe é mesmo uma bela escola... todos os dias aprendemos... n se culpe, fez o que sentiu que seria melhor na altura.
    Bjinhos

    Http://bonsmomentos.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores