sexta-feira, 15 de julho de 2016

Filhos felizes? A ciência diz-lhe como

(texto escrito por Cátia Teixeira, psicóloga clínica da Oficina de Psicologia)
Foto: Pinterest
É provável que já tenha lido muitas dicas sobre como contribuir para a felicidade, bem-estar e autoestima dos seus filhos. A ciência também tem algo a dizer a este nível e por isso partilhamos consigo alguns dados que contribuem para uma parentalidade mais positiva e que contribuem para uma crescimento saudável e feliz do seu filho.

1.    Brinque e ria – Brincar com o seu filho ajuda-o a desenvolver competências emocionais e sociais. Os estudos revelam que, quando os pais contam piadas e brincam ao faz-de-conta, estão a ajudar os filhos a pensar de uma forma criativa, a desenvolver amizades e a gerir a ansiedade. Por isso, faça “palhaçadas” à vontade.

2.    Seja positivo – Pais que expressam emoções desagradáveis em relação aos seus filhos e que falam com eles de uma forma agressiva contribuem para que as crianças apresentem comportamentos agressivos na escola. Por isso, se verificar que está a entrar num ciclo de pai irritado-filho irritado-pai irritado, quebre esse ciclo.

3.    Auto-compaixão – É muito comum os pais sentirem culpa por algo que fizeram. Os estudos mostram que a auto-compaixão é uma capacidade muito importante, ajudando as pessoas a serem mais resistentes e resilientes aos desafios da vida. Manifeste auto-compaixão quando lida com as dificuldades (relacionadas com o seu filho e não só), ao fazê-lo estará a servir de exemplo para o seu filho.

4.    Deixe-o “voar” – Quando o seu filho quiser “voar”, deixe-o ir e procure relaxar, pois isso transmite-lhe confiança e segurança. Isto não significa que tenha que o deixar fazer tudo, mas se há coisas que ele já sabe fazer sozinho, deixe-o ir.

5.    Tenha atenção à sua saúde mental – Se não se sente bem a nível psicológico procure ajuda. Os estudos revelam que o estado da saúde mental dos pais tem influência ao nível das emoções e comportamentos das crianças.

6.    Relações seguras – Estabeleça relações seguras e próximas com os seus filhos, de forma a que ele sinta que se pode aventurar no mundo, pois tem uma “base segura” à qual pode sempre voltar. Mais uma vez, estas relações seguras refletem-se no comportamento e na forma como o se filho vai estabelecer relações com os outros no presente e no futuro.

7.    Adolescente argumentativo – O seu filho adolescente argumenta a toda a hora consigo? E isto deixa-o extremamente irritado? Existe um lado positivo! Os estudos revelam que os adolescentes que contra-argumentam mais com os seus pais são também os que menos sucumbem à pressão dos pares, pois desenvolvem uma melhor capacidade de argumentação.

8.    Não procure a perfeição – Ninguém é perfeito, por isso não se torture com o impossível. Os estudos mostram que os pais que acreditam que a sociedade espera que eles sejam perfeitos têm maiores níveis de stress e são menos confiantes nas suas competências parentais (o que é compreensível!). Faça um esforço por não prestar atenção a essa pressão e procure ser um pai mais relaxado.

Cátia Teixeira
Psicóloga Clínica

Oficina de Psicologia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores