terça-feira, 7 de junho de 2016

CONSULTÓRIO: Já te disse para ires para a tua cama!

(texto escrito por Raquel Carvalho, Psicóloga Clínica da Equipa Mindkiddo – Oficina de Psicologia)

Um dos momentos do dia capaz de colocar alguns cabelos em pé dos pais é à noite, aquando da ida para a cama e/ou quando as crianças saem da cama a meio da noite. É muito frequente em consulta os pais pedirem dicas para ajudar a combater a resistência dos filhos na hora de dormir.

Nesta altura do dia, o cansaço, aliado à falta de paciência, dificultam a capacidade dos pais em exercerem autoridade, levando a variados erros de disciplina. Os pais levam a criança para a cama e dormem com ela, ou ficam na cama da criança até ela adormecer; desistem de dizer à criança para ir para a cama e vai quando quiser; deixam-na ver televisão ou brincar no tablet até adormecer e depois levam-na ao colo para a cama; a criança só vai para o seu quarto com a promessa de poder ver televisão no quarto até adormecer; vai para a cama a chorar após os pais a chamarem a atenção vezes sem conta e lhe baterem.

Identificou-se com alguma destas situações? Já não sabe o que fazer? 

Sugerimos-lhe de seguida algumas dicas para colocar em prática.

- Estabeleça um horário de deitar adequado à idade da criança e dinâmicas familiares, respeitando as horas de sono recomendadas para cada faixa etária: 3 a 5 anos – de 10 a 13 horas; 6 a 13 anos – de 9 a 11 horas (fonte: National Sleep Foudation).

- Seja consistente na exigência de cumprimento do horário diariamente, deixando as exceções apenas para dias especiais. O horário de ida para a cama não pode estar dependente das vontades da criança ou dos programas de televisão. 

- Só com firmeza e consistência evitará que o “só mais um bocadinho” ou o “só desta vez” se repita várias vezes na mesma semana. As crianças tendem sempre a dificultar a vida aos pais ao fazerem promessas e pedidos encarecidamente. Porém, seja firme, mesmo que isso custe algumas birras inicialmente.

- Opte por atividades mais calmas e menos estimulantes antes da hora de dormir, pois se a criança estiver muito excitada terá mais dificuldades em ir para a cama.

- Avise a criança 15 a 20 minutos antes da hora pré-determinada, que deve começar a realizar as tarefas rotineiras que antecedem a hora de dormir (lavar os dentes, vestir o pijama). E se a criança demorar uma eternidade a fazer estas atividades? Então, poderá recorrer à utilização de um cronómetro que orientará a criança no tempo limite e impedirá que manipule a contagem do mesmo, evitando que sejam os pais a ter que relembrá-la constantemente.

- E se a criança não estiver na cama na hora combinada? A criança deverá ter uma consequência pelo incumprimento, por exemplo, não ter direito a história de dormir nessa noite, uma vez que já não têm tempo para tal; ou não ver televisão na noite seguinte de forma a ir preparar-se mais cedo, etc...

- Quando a criança se esforçar por cumprir o combinado, deve ser elogiada, pois o elogio é um excelente motivador para a criança. À medida que for colaborando, a criança poderá até ser recompensada, por exemplo, com uma atividade que gostasse de fazer com a família no fim de semana.

- Dê o tranquilizador beijinho de boa noite e saia do quarto. A criança deve aprender a ficar sozinha até adormecer.

E quando as crianças saem da cama a meio da noite tentando ir dormir com os pais?

- Deve dizer à criança, de forma calma e firme, que deve ir para a cama dela de imediato. Se necessário, leve-a até ao quarto, evitando explicações ou conversas. Se a criança voltar a sair da cama dela, os pais devem repetir o mesmo procedimento as vezes que forem necessárias. Em último recurso, fechem a porta do quarto.

- Quando a criança chama à noite da cama dela, por nenhum motivo especial, os pais devem dizer-lhe que deve continuar a dormir. Caso a criança insista, então vá ao quarto dela, não acenda as luzes nem lhe toque, apenas a tranquilize verbalmente. Progressivamente, vá demorando mais tempo até se dirigir ao até lá.

Não se deixe vencer pelo cansaço, pois uma solução imediata ou exceção pode deitar por terra todo o esforço até então, com o risco acrescido de a criança não levar as regras dos pais a sério. A paciência acrescida durante uma ou duas semanas será essencial.

Finalmente, mas não menos importante…

Já reparou que às vezes a criança quando acaba de se deitar pede para brincar com ela, que lhe leia a história ou apenas tenta conversar consigo? Estará a querer atenção? É provável! Mas há forma de evitar isso, se a criança tiver oportunidade diariamente de ter a atenção plena dos pais para brincar com ela após a escola ou depois do jantar, e estiverem estipuladas as regras da ida para a cama.

Boa noite!

Raquel Carvalho
Psicóloga Clínica
Equipa Mindkiddo – Oficina de Psicologia




5 comentários:

  1. Quais são a médio-longo prazo as consequências de dormirem na cama dos pais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miúdos mais confiantes, melhor apego, menos medos, maior aprendizagem em dormir c outros,... 😉

      Eliminar
  2. Estava mesmo a precisar de ler este artigo pois o nosso pequenino aparece todas as noites na nossa cama...

    ResponderEliminar
  3. Uau, que texto péssimo! Nem lhe toque é um excelente conselho..para quem estiver a pensar ler este texto, claro! Enfim...

    ResponderEliminar
  4. Qd o Guilherme nasceu, eu queria fazer tudo como mandam os livros... Até q me apercebi de uma coisa , cada família é uma família e desde que resulte bem para a família, óptimo! Além do mais, ao chegarem a puberdade não nos ligam.... Eu só stresso com as horas de sono, pois trabalhando pai e mãe por turnos, as x não são fáceis de cumprir, mas tento manter a rotina o melhor q consigo, depois a maior parte das x adormeço agarradibha a ele... E ele cheira tão bem!!!! ;) Oh eu acho q o importante é sermos felizes. ;) as regras de uma casa não funcionam nelas todas....

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores