domingo, 4 de outubro de 2015

CONSULTÓRIO: Crianças e Animais de Estimação: Sim ou Não?

(texto escrito pela psicóloga Sandra Azevedo, da Oficina de Psicologia)



“Mãe/Pai: quero um cãozinho!” Este pedido soa-lhe familiar? Existem animais aí por casa? Que impacto é que a presença de animais de estimação pode ter nas crianças?

Os animais de estimação deliciam miúdos e graúdos e apesar de muitas pessoas gostarem da presença deles nas suas vidas, a verdade é que muitas vezes nos escapam todos os benefícios psicológicos que eles podem representar, particularmente na infância. Conheça os principais:

- Promove a responsabilidade: ter um animal implica cuidados, o que ajuda a criança a desenvolver o papel de cuidadora e uma postura de responsabilidade face ao animal (por exemplo em relação à alimentação, higiene, levá-lo a passear quando aplicável, etc). Este papel de ser promotor do bem-estar de um ser vivo é de extrema importância para que a criança se sinta útil e capaz.

- Diminui os níveis de stress: existem vários estudos que comprovam que interagir e acariciar um animal de estimação ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade, provocando uma sensação de relaxamento

- Promove os vínculos afectivos e a expressão emocional: ter um animal de estimação estreita laços afetivos e estimula a comunicação não verbal, uma vez que a criança desenvolve a expressão de sentimentos através de gestos (beijinhos, abraços, carícias)

- Estimula competências de relação e comunicação: ao contrário dos objectos inanimados (como os brinquedos por exemplo), os animais reagem, interagem. Esta reciprocidade faz com que a criança não tenha total controlo das situações, como acontece quando brinca com os seus brinquedos. Esta interação estimula a capacidade de comunicação verbal e não-verbal da criança, bem como ajuda a criança a lidar com diferentes emoções como a frustração por exemplo.

- Contribui para o bem-estar: a presença de animais de estimação é geralmente sinónimo de um autêntico álbum de bons momentos passados com eles, repletos de muita diversão, gargalhadas e sobretudo muito afecto.

Para terminar, e respondendo à pergunta inicial, “Crianças e Animais de Estimação: Sim ou Não?”, depois de todas estas vantagens, e existindo as condições necessárias para tal, a questão passa a ser: E porque não?

Sandra Azevedo
Psicóloga Clínica
Equipa Mindkiddo
Oficina de Psicologia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores