terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Porque os pais também precisam de ser médicos

Foi há 4 anos, no dia Mundial da Criança, que a Ordem dos Enfermeiros da Secção Regional do Sul iniciou uma iniciativa que tem como mote a frase "Gestos que salvam vidas". Tratam-se de Cursos de Formação em Suporte Básico de Vida e visam ajudar as pessoas a identificar quais os principais perigos dentro e fora de casa, ensinar a prevenir acidentes e a atuar em caso de emergência pediátrica.

Os cursos costumam durar o dia inteiro mas, hoje, os enfermeiros Pedro Aguiar e Walter Santos fizeram um mini-resumo do que é ensinado nestes cursos, numa sessão para alguns bloggers.

Desde já posso dizer que não é um curso fácil, na medida em que exige que imaginemos cenários que não queremos e que constituem os piores pesadelos para qualquer pai. É um curso que mexe com a nossa alminha e coração, por assim dizer :) Mas a verdade, é que por mais que custe neste sentido, todos nós deveríamos frequentá-lo.

Já há muito tempo que queria assistir a algo do género e este convite veio mesmo a calhar :)

Muito resumidamente, o curso começa por indicar uma série de aspetos que devem ser levadas em conta dentro e fora de casa. Coisas aparentemente normais para nós, adultos, mas que constituem verdadeiras ameaças para uma criança.

Esta parte do curso é de extrema importância, uma vez que, como os dois enfermeiros frisaram mais que uma vez, a prevenção é tão importante como o tratamento.

Aprendemos ainda uma série de outras coisas interessantes. Uma delas, e que constituiu uma surpresa para a maior parte das mães presentes, diz respeito aos supositório. Pois parece que o supositório deve ser introduzido com o biquinho virado para nós! E eu que pensava que aquilo era em bico, exatamente para facilitar a entrada! Erro! :( Afinal é exatamente ao contrário! (apesar de tudo, esta parte da conversa ainda proporcionou umas boas risadas! :))

Depois, é-nos ensinado o tipo de abordagem que devemos de ter face a uma situação de emergência e como deve ser feito o alerta. Sabia que não e rara a pessoa que liga para uma linha de emergência, explica toda a situação, mas esquece-se de dizer onde se encontra? São também situações destas, que aparentemente parecem básicas, que este curso pretende evitar.

Por fim, o curso ensina como agir em caso de paragem cárdio-respiratória (pessoalmente, esta foi a parte que as minhas emoções acharam mais complicada!).

Refira-se que estes cursos acontecem nos Hospitais de Faro, CUF Descobertas de Lisboa e CUF Descobertas de Torres Vedras, são GRATUITOS, e para estar a par das próximas datas, basta ir aqui.


Uma sessão deliciosa a todos os níveis

Posso dizer que foi uma manhã em cheio. Adorei o curso, achei-o super útil e produtivo e tive como bónus a oportunidade de conhecer pessoalmente a Rita, do blog Socorro! Sou Mãe... e a doce Olga, do blog O Rei Vai Nu. Também reencontrei a Ana Gomes, do blog A Melhor Amiga da Barbie, e conheci a Maria Guedes, do Stylista <3

Uma manhã em cheio, portanto :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores